Experimento: Parameters Variation

O AnyLogic Cloud, mesmo nesta versão pública, permite que você crie novos Experimentos (note que a conta gratuita impede que você armazene modelos na nuvem de forma privada, exclusiva para você).

Para atendermos nosso objetivo, vamos criar um novo experimento do tipo Variation, que permite simular diversos cenários ao mesmo tempo, variando um ou mais parâmetros. Para isto, siga os seguintes passos:

  • Crie um novo experimento do tipo Variation e dê um nome apropriado, como “Variação do número de caixas”;

  • Edite o Dashboard deste novo experimento: o parâmetro de entrada numCaixas deve ser alterado de Edit box para Varied in range;

  • Salve o Dashboard criado.

Note que para este experimento, o dashboard do modelo permite a definição dos valores mínimo e máximo para o parâmetro numCaixas e os incrementos (step) a adotar de uma execução para a outra.

Explore o experimento criado, simulando alguns cenários pela variação do parâmetro numCaixas (note que as simulações não ocorrem no seu computador, mas na nuvem do AnyLogic):

O gráfico de tempo médio no sistema revela que o Banco somente atinge a estabilidade a partir de 7 caixas abertos. Com 6 ou menos caixas presenciais, a taxa de atendimento do sistema (caixas normais mais o eletrônico) é menor que a taxa de chegadas dos clientes, fazendo com que a fila cresça desenfreadamente ao longo da simulação. Em outras palavras, nos cenários com menos de 7 caixas, quanto mais tarde o cliente chegar à agência, maior será seu tempo em fila e, se a chegada dos clientes não for interrompida (por exemplo, pelo fechamento da agência), a fila de espera tenderá ao infinito.

Que rufem os tambores: descobrimos que o Banco precisa operar com 7 caixas e, aparentemente, existe algum ganho ainda possível com 8 caixas. A partir daí, com 9 caixas ou mais, parece que o nível de serviço mantém-se constante. [Desafio: você consegue explicar por que o tempo de permanência dos clientes no banco parece tender ao valor de 3,2 minutos, quando o número de caixas tem ao infinito? Resposta ao final.]

Você notou que o AnyLogic Cloud armazena os cenários simulados? Se você pedir a simulação de um determinado experimento já executado anteriormente, ele não simulará o modelo novamente, mas buscará em sua base de dados o resultado que já está pronto.

Você pode compartilhar o link do modelo com seu/sua arqui-inimigo/a os amigos, incorporar o modelo no seu site (ou blog), tornando sua página interativa como neste tutorial, ou fazer algo bem mais avançado: como uma interface completa de execução do modelo usando o API da ferramenta.

Para saber mais sobre o AnyLogic Cloud, existe uma página dedicada no site da AnyLogic.