Navegação de agente, funções, objetos etc.

O AnyLogic traz embarcado o Eclipse e o assistente de conteúdo representado pelo comando CTRL+Espaço. Embora para o usuário iniciante (a não ser para aqueles já acostumados com a orientação ao objeto) o recurso pareça ser fácil, este tutorial não versou sobre situações de navegação mais complexas.

O que você precisa entender, na largada, é que navegar entre os objetos de cena utilizando o ponto final seguido de CTRL+Espaço seria o mesmo que navegar pelas pastas de arquivos do seu computador.

Considere o modelo a seguir:

  • No agente Main, existem duas populações (companies e customers) e uma função (announceSale);

  • O tipo de agente da população companies é formado pelo agente Company;

  • Dentro do agente Company, nós temos: um bloco Queue, uma variável revenue, outra população, employees formada por agentes do tipo Employee.

Por exemplo, o parâmetro loyalty (veja no canto superior direito da figura, no agente Customer) está “na pasta do” agente Customer que, por sua vez, nasce “na pasta Main”. Assim como no caso do seu sistema operacional, em que para encontrar um arquivo de uma pasta diferente, você deve voltar a pasta raiz e seguir dali. No AnyLogic, é a mesma coisa.

Se você está dentro do agente Company e precisa acessar algo do agente Customer, deve primeiro voltar à raiz Main e buscar a informação no agente ou população (no caso do exemplo, customers é uma população):