Exercício: fila bancária

Neste tutorial, construiremos um modelo bem simples de simulação de uma agência bancária, composta de alguns caixas de atendimento pessoal e um caixa eletrônico. Começaremos pelo atendimento eletrônico, deixando a área de caixas para a Parte III do tutorial.

Objetivo desta etapa:

  • Construir um modelo de simulação que permita avaliar o nível de serviço (tamanho da fila) e a utilização do recurso (caixa eletrônico), para certa taxa de chegada de clientes e tempo médio de uso do caixa.

Dado que:

  • A taxa de chegadas de clientes é de 2.0 clientes/min em média e os intervalos de tempo entre chegadas sucessivas são exponencialmente distribuídos;

  • Os clientes utilizam o caixa eletrônico por 0,4 minuto, em média, sendo que a distribuição das durações destas operações também é exponencial.

Modelar uma fila bancária do tipo M/M/1 (como a deste exercício, com um caixa de atendimento e distribuições exponenciais dos intervalos de tempo que governam os processos) está para softwares de simulação, como criar um programa “Hello World!” está para linguagens de programação. Por ter uma modelagem simples, este exercício introdutório ajuda a formar uma primeira impressão sobre como o software de simulação será: fácil, difícil, sexy ou chato.