Exercício: fila bancária

Neste tutorial, construiremos um modelo bem simples de simulação de uma agência bancária, composta de alguns caixas de atendimento pessoal e um caixa eletrônico. Começaremos pelo atendimento eletrônico, deixando a área de caixas para a Parte III do tutorial.

Objetivo desta etapa:

  • Construir um modelo de simulação que permita avaliar o nível de serviço (tamanho da fila) e a utilização do recurso (caixa eletrônico), para certa taxa de chegada de clientes e tempo médio de uso do caixa.

Dado que:

  • A taxa de chegadas de clientes é de 2.0 clientes/min em média e os intervalos de tempo entre chegadas sucessivas são exponencialmente distribuídos;

  • Os clientes utilizam o caixa eletrônico por 0.4 minuto, em média, sendo que a distribuição das durações destas operações também é exponencial.

Modelar uma fila bancária do tipo M/M/1arrow-up-right (como a deste exercício, com um caixa de atendimento e distribuições exponenciais dos intervalos de tempo que governam os processos) está para softwares de simulação, como criar um programa “Hello World!arrow-up-right” está para linguagens de programação. Por ter uma modelagem simples, este exercício introdutório ajuda a formar uma primeira impressão sobre como o software de simulação será: fácil, difícil, sexy ou chato.

Last updated