Resource Pool: criando recursos

Os caixas são criados por meio do bloco Resource Pool (um bloco com o ícone de dois soldadinhos em posição de continência). Crie o recurso e nomeie-o caixasDeAtendimento:

Quando um cliente entra no bloco service, ele deve ocupar um dos Resource Pool. Informe ao bloco service, quem são os recursos que devem ser ocupados, adicionando o Resource Pool caixasDeAtendimento na opção Resource sets (utilize o botão verde “+” ):

O passo seguinte é garantir que a fila nos caixas tenha capacidade ilimitada e que o processo de atendimentos tenha taxa média de 0,2 clientes/min (ou 1/5,0 clientes/min), com tempos exponencialmente distribuídos:

Você também poderia digitar no parâmetro Delay time:

exponential(1/5.0)

Importante: note, na expressão anterior, o denominador foi digitado explicitamente em ponto flutuante “5.0” (ao invés de “5”, que é interpretado como variável inteira). No AnyLogic, se tanto o numerador como o denominador de uma divisão forem inteiros, então o resultado também será inteiro. Isto porque, na linguagem de programação usada pelo AnyLogic (Java), a divisão entre dois números inteiros retorna apenas a parte inteira do resultado, descartando o resto da divisão, caso haja.

Por outro lado, basta que um dos números seja em formato de ponto flutuante, que a divisão será em ponto flutuante. Por exemplo, para o AnyLogic, valem os seguintes resultados de divisão:

  • 1/5 = 0

  • 1/5.0 = 0.2

  • 1.0/5.0 = 0.2

  • 1.0/5 = 0.2

Para quem não teve contato prévio com programação, isto pode parecer estranho à primeira vista, mas a divisão inteira é algo que ajuda muito em determinadas situações.