Variáveis no AnyLogic

Vamos utilizar uma variável que permita a contagem do número de clientes que estão na agência em qualquer momento da simulação. Para isto, toda vez que um cliente passar pelo bloco timeMeasureStart a variável será incrementada e, quando algum cliente passar pelo timeMeasureEnd, a variável será decrementada.

A criação de variáveis de diversos tipos é um dos muitos pontos fortes do AnyLogic (e aqui, se você conhece Java, valem todas as possibilidades). Crie uma variável chamada numClientesSistema do tipo int (inteiro):

Não se preocupe com o Initial Value para primitivos (int, double, long etc.): é sempre 0 (e para o boolean é sempre false).

A seguir, retorne ao bloco timeMeasureStart. Repare a caixa de diálogo Action, ela tem uma sequência de linhas paralelas, semelhante ao primeiro hexagrama do I Ching (“O Criativo”: ”promove sublime sucesso, favorecendo através da perseverança”):

Sempre que você encontrar esse hexagrama no AnyLogic, saiba, meu jovem padawan, que a caixinha de diálogo aceita uma ou mais linhas de comandos.

Por exemplo, vamos incrementar a variável numClientesSistema toda vez que um cliente passa pelo bloco:

Importante: os comandos colocados nessas caixas de diálogo devem sempre terminar com o “;” (ponto e vírgula).

Note também, que as seguintes expressões são equivalentes:

  • numClientesSistema = numClientesSistema + 1;

  • numClientesSistema++;

  • numClientesSistema += 1;

Faça agora o decremento da mesma variável no bloco timeMeasureEnd:

Experimente simular o modelo e verifique se as coisas funcionam corretamente.