Abrindo um modelo

Vamos começar abrindo um modelo. Clique no botão Open examples, localizado à esquerda na janela.

A tela muda para refletir a disponibilidade dos mais de 300 exemplos embarcados no AnyLogic, inclusive é importante que se destaque: todo usuário avançado do AnyLogic copia (=CTRL+C) ideias destes exemplos.

Procure o modelo Distribution Center em “Supply Chain and Logistics” na coluna Examples e, a seguir, selecione o modelo Distribution Center na coluna à direita ou simplesmente digite “Distribution Center” no espaço para digitação (na parte superior da primeira coluna).

Com o modelo aberto, é fácil reconhecer as 3 grandes regiões de trabalho e comandos do AnyLogic:

  • À esquerda é por onde você vai navegar pelos agentes do seu modelo ou buscar, na paleta, elementos/blocos de construção;

  • Na região central, temos a área de trabalho propriamente dita, para onde os blocos são arrastados e o modelo é construído;

  • À direita, temos a janela de propriedades do elemento selecionado com o mouse. Na figura a seguir, por exemplo, o objeto selecionado é o ícone com o nome do modelo Distribution Center [cloud], de modo que à direita temos as propriedades principais do modelo aberto (note que podemos modificar o seu nome ou a sua unidade de tempo, por exemplo):

Para execução do modelo, primeiramente deve-se clicar no botão verde na barra de menu superior (“Run Distribution Center”), ou usar o atalho (F5, para Windows):

Então, o AnyLogic compila o modelo e, se não houver nenhum erro de compilação, ele abre o modelo no seu formato executável.

Importante: o AnyLogic gera modelos executáveis em linguagem Java. A versão profissional do software permite que o usuário exporte seus modelos em formato executável, de modo que eles possam ser executados em computadores que não possuam o AnyLogic instalado.

Para iniciar o experimento de simulação, utilize o botão de Run no canto inferior esquerdo da janela:

Note que a simulação do Distribution Center é iniciada em uma tela com visualização 3D do modelo. Isto não é uma regra do AnyLogic, mas sim uma definição da pessoa que construiu o modelo.

Com o mouse sobre a tela de 3D, você pode navegar pelo centro de distribuição, para observar melhor a animação. Destacam-se os comandos:

  • Girando a rodinha do mouse, você provoca o zoom;

  • Segurando a tecla Alt, apertando e segurando o botão esquerdo do mouse, você muda o ponto de vista da cena.

Zoom: gire a rodinha do mouse:

Rotação: mantenha o botão Alt apertado, clique e segure o botão do mouse

Note também a parte superior da janela, onde estão os botões “2D”, “Logic”, etc. Navegue por eles. Experimente, na região branca inferior da janela “3D”, os botões deslizantes que modificam alguns parâmetros do modelo durante a simulação, como: o número de empilhadeiras (forklifts), o número de caminhos de descarregamento por hora, etc. Mais abaixo e à esquerda, você encontra os botões típicos de navegação de vídeo (aqui é simulação!) e, no canto inferior direito, existe uma engrenagem que, se clicada, abre mais opções autoexplicativas da tela.

Para sair do app é só fechar a janela clicando no “X” do canto superior direito.