Saídas por gráfico: Time Plot

Encerrando o modelo, colocaremos um gráfico da distribuição do tempo médio de permanência no sistema. Lembre-se que ao criarmos o par de blocos timeMeasureStart e timeMeasureEnd, automaticamente foi criado um Dataset (ou amostra) do tempo de permanência no sistema. O processo de criação do Time Plot (gráfico em que o eixo x é o tempo de simulação) já deve parecer bem simples para você:

Os valores do tempo no sistema estão armazenados em um Dataset dentro do bloco timeMeasureEnd. Este Dataset é acessado facilmente pelo método:

timeMeasureEnd.dataset

Contudo, não pretendemos, como no gráfico anterior, mostrar simplesmente a distribuição de valores. Queremos mostrar o comportamento da média amostral ao longo do tempo de simulação. O Dataset tem um conjunto de métodos para estimativas de estatísticas, como o getYmean(), que fornece tal média. Para acessá-lo, usamos – caprichando no uso do CTRL+Espaço – a expressão:

timeMeasureEnd.dataset.getYmean()

O preenchimento do Time Plot depende dos seguintes passos:

  • Se aparecerem 2 blocos de dados em Data, apague um deles clicando no pequeno “x” vermelho na parte de baixo da aba Data;

  • Crie um título emocionante para a distribuição: Tempo médio no sistema (min);

  • No parâmetro Value informe qual o valor que deseja no eixo y do gráfico:

timeMeasureEnd.dataset.getYmean().

Como a simulação dura 600 minutos, altere a opção Time window, dentro do menu Scale:

Como último parâmetro do Time Plot, precisamos definir quantos dados são apresentados no gráfico, pois o default é limitar o conjunto todo em 100 elementos. Vamos alterar isso na barra Data update, aumentado o número de dados para 600 (algo equivalente a uma coleta/min):

Simule!