Parâmetros

Existe um parâmetro de entrada claro neste modelo: o número de caixas normais abertos. No AnyLogic, parâmetros se equivalem a variáveis, mas com uma diferença: elas são utilizadas automaticamente para interface de entrada do modelo (ou mesmo de agentes, funções etc.). Isto ficará mais claro em breve, por enquanto, vamos criar um parâmetro de nome numCaixas. A criação de parâmetros é feita diretamente pelo elemento Parameter da Paleta Agent:

Não se esqueça de definir o tipo como inteiro (int) e atribuir o valor 3 ao número de caixas default:

Este parâmetro, que eu nomeei numCaixas, definirá a capacidade do Resource Pool e, por conseguinte, representará o número de caixas disponível. Para vincular o bloquinho com o parâmetro, vá até a caixa Capacity do Resource Pool, digite num e, a seguir, aperte fast & furious Ctrl+espaço:

Agora podemos ter uma ideia mais clara sobre a utilidade de um parâmetro no AnyLogic: se você for ao experimento Simulation, vai notar que o parâmetro numCaixas aparece automaticamente como parâmetro de interface do modelo (abra a aba Parameters, na área de Properties, tela do lado esquerdo):

Se você alterar o valor do parâmetro nesta caixinha, o experimento de simulação usará este novo valor! Ou seja, o AnyLogic criou automaticamente para você uma simples interface de dados do seu modelo. Dê seu muito obrigado ao Mr. AnyLogic!