Modelagem de processos no AnyLogic
pt_br
pt_br
  • Introdução
  • Premissa
  • O que você precisa para este tutorial
  • Etapas
  • Parte I: instalação, abrir, fechar e uso do mouse
    • Download e instalação da versão PLE
    • Tela de boas vindas
  • Abrindo um modelo
  • Parte II: criar um modelo, mais um pouco de mouse e blocos construtores
    • Exercício: fila bancária
  • Criando um modelo
  • Construindo o fluxo de processos do modelo
  • O que é um experimento?
  • Criando resultados de saída da simulação
  • Comando de cópia de elementos Ctrl+arraste do elemento
  • Semente do gerador de números aleatórios
  • Parte III: recursos, parâmetros e variáveis
    • Um novo fluxo de processos no modelo
    • Resource Pool: criando recursos
  • Parâmetros
  • Coleta de resultados da simulação: tempo de permanência no sistema
  • Variáveis no AnyLogic
  • Saídas por gráfico: Histogram Data
  • Saídas por gráfico: Histogram
  • Saídas por gráfico: Time Plot
  • Análise dos resultados
  • Parte IV: nuvem
    • Enviando o modelo para a nuvem
  • Experimento: Parameters Variation
  • Epílogo
    • Como aprender o AnyLogic a partir daqui
  • Apêndice ou coisas que deixariam o tutorial ainda maior
    • Simulação com Replicações
  • Tempo de warm-up
  • Comunicação com planilhas Excel
  • Leitura/Gravação em arquivos txt
  • Entidades, agentes, atributos & variáveis
  • Animação
  • Navegação de agente, funções, objetos etc.
  • Blocos essenciais da paleta Process Modeling Library
  • Timeout e preemption no bloco Queue
  • Resposta do desafio
  • Como citar esta obra e ficha catalográfica (ISBN)
Powered by GitBook
On this page

Was this helpful?

Análise dos resultados

PreviousSaídas por gráfico: Time PlotNextEnviando o modelo para a nuvem

Last updated 4 years ago

Was this helpful?

Não precisamos de um estudo muito sofisticado para descobrir que esta agência bancária não está bem dimensionada: ao longo da simulação, o sistema ficou ocupado com 169 clientes, em média! Como a capacidade de atendimento da agência é de até 4 pessoas por vez (1 no caixa eletrônico e 3 nos caixas de atendimento presencial), havia pelo menos 165 clientes em fila.

Um olhar atento no bloco service vai descobrir que, ao final da simulação, ainda existem 363 clientes (desesperados) esperando por atendimento no caixa!

Por outro lado, os blocos queue + delay mostra que não há fila para uso do caixa eletrônico. Assim, podemos concluir que o subdimensionamento está justamente no atendimento presencial (assumindo que os parâmetros de entrada estão corretos, claro).

Isto ocorre porque o sistema modelado está instável, com taxa de atendimento nos caixas inferior à taxa de chegadas dos clientes (i.e. chegam mais clientes por minuto do que o conjunto de 3 caixas é capaz de atender). Fica como exercício (adoro esta frase) mostrar por que o sistema de filas nos caixas é instável.

Seu objetivo agora, pequeno gafanhoto, é descobrir qual o número ideal (ou, ao menos, que você considera ideal) de caixas de atendimento para o banco.

Dicas:

Quer incrementar seu modelo com um controles em tempo real bem legais? Veja

Que tal estudar o que ocorre em cada parte do seu modelo por logs automaticamente criados pelo AnyLogic? Você está a 5 minutos de aprender isto

este vídeo!
neste vídeo.