O que é um experimento?
Last updated
Last updated
Cada Experimento armazena a configuração a ser usada em uma simulação e você pode criar, para um mesmo modelo, quantos experimentos quiser. Ao criar um experimento, o usuário pode criar uma tela de boas vindas para o usuário e definir valores para parâmetros importantes para a simulação, como:
O tempo de duração da simulação;
O número de replicações;
A semente de número aleatórios;
O tipo de experimento, explicado a seguir.
A versão PLE permite a construção de 3 tipos de experimento:
Simulation (default do AnyLogic), que executa a simulação com animação gráfica. Note que você não tem controle de replicações neste tipo de Experimento;
Parameters Variation que permite simular diversas rodadas do mesmo modelo variando um (ou mais) parâmetro(s) (neste exercício, um experimento deste tipo poderia executar a simulação do banco para 1, 2, 3,... até 10 caixas de atendimento, por exemplo). Além disso, o Parameters Variation permite limitar o número de replicações, que pode ser pré-definido por você, ou identificado pelo próprio AnyLogic, de maneira a atingir o intervalo de confiança que você tenha especificado na definição do experimento;
Otimização, com configuração de função objetivo e restrições (construídas a partir dos parâmetros do modelo). Veja o vídeo how to.
Outros tipos de experimento, não disponíveis na versão PLE, são: Calibração, Monte Carlo e Machine Learning e Custom, este último permite a combinação de diferentes tipos de experimentos.
Neste exemplo, vamos definir a duração da simulação em 600 minutos e isso é bem simples na janela de propriedades do Experimento:
Execute e note como o experimento agora termina no tempo determinado.
Antes de concluirmos, se você retornar a atenção para a janela à esquerda, deve notar que o nome do modelo está com um asterisco ao lado, indicando que seu modelo ainda não foi salvo. Para salvá-lo, selecione o nome do arquivo e clique no ícone do disquete.
[E se acabar a luz? Chore O AnyLogic tem um salvamento automático temporizado!]
Importante: com o intuito de deixar o Tutorial rápido, empurramos a animação de processos para o Apêndice. Contudo, no AnyLogic, a construção da animação é praticamente simultânea, pois em quase todo bloco existe um campo Location (na imagem do bloco Source, por exemplo, temos o Location of arrival):
Se estiver ansioso para saber como animar sua simulação, confira a sessão Animação no Apêndice deste tutorial.
Se chegou até aqui, parabéns: você fez seu primeiro modelo no AnyLogic!
Fácil, hein?